O sabugueiro, Sambucus nigra, encontra-se neste momento a florir na berma das estradas e caminhos por este país fora e, esta "pequena" árvore, que na verdade é um arbusto, tem uma verdadeira medicina de alma e coração, para todos nós.
As tradições celtas consideram o sabugueiro como a árvore da regeneração, representando os mistérios cíclicos da morte e do renascimento, bem como da vitalidade.
O sabugueiro era tradicionalmente denominado o "armário dos medicamentos para as pessoas do campo" porque das folhas, flores e frutos eram retirados inúmeras medicinas para quase tudo.
As bagas que surgem em agosto, podem ser recolhidas para apoiar na época das constipações e gripes outonais, através de xaropes, tinturas e outras mezinhas.
O sabugueiro está espalhado por toda a Europa e a sua interligação com os seres humanos ao longo de milénios, traduz-se em múltiplas tradições através de cerimónias, contos, histórias e folclore, mas acima de tudo nota-se uma profunda reverência e respeito por esta maravilhosa árvore, sentida e manifestada desde sempre pelas pessoas. O folclore em torno do sabugueiro mostra as riquezas que podemos receber quando o abordamos com respeito, mas também ao contrário, a cegueira e as dificuldades em que incorremos quando o desconsideramos, segunda rezam as tradições e contos.
É muito curiosa a existência destas histórias e também folclore, é como se realmente o sabugueiro possuísse a personalidade e uma capacidade de interferir na vida dos homens - pelo menos antigamente acreditava-se que era mesmo assim.
Também em inúmeras tradições antigas acreditava-se que o sabugueiro era o guardião e o bastião das fadas e seres da natureza e, na verdade quando nos sentamos, junto a um sabugueiro, sentimos como que uma magia que nos inunda, mais ainda particularmente nesta altura do ano, em que está florido - é como se nos envolvesse completamente com uma energia maternal, protetora e perfumada. Na Dinamarca, acreditava-se que se nos mantivéssemos debaixo de um sabugueiro, na noite de S. João (as festividades do solstício de verão), iríamos ver a rainha e o rei das fadas e inúmeros duendes e fadas.
Segundo as tradições o sabugueiro é um bastião e o mediador entre os homens e a natureza, um portal de conexão sagrada. O sabugueiro transporta consigo, ao longo de tempos longínquos esta memória da capacidade de nos ligarmos, ao sem tempo e sem espaço - a outros planos - onde se pode receber a medicina certa para o corpo, mente e espírito e, aceder a segredos bem guardados da vida, bastando para isso reverenciar e amar a natureza do fundo do coração.
O portal mágico só se abre para quem tem a chave e, quem disso é digno.
As tradições, contos e histórias sobre o sabugueiro, são inúmeros e posso contar-vos muito mais sobre esta planta num próximo artigo.
Por agora gostaria de vos falar da essência floral.
Como é a essência floral do sabugueiro?
O sabugueiro foi a primeira flor da qual fiz sintonização da essência floral e, devo dizer que foi uma experiência maravilhosa.
A doçura, pureza e a juventude que emanam desta planta são incríveis, a comunicação e a expansão para a vivência em comunidade também são grandemente amplificadas com esta essência floral.
A essência floral do sabugueiro infunde a capacidade de nos tornarmos um bastião de luz na nossa família, nas comunidades onde estamos inseridos, em tempos de insegurança e incerteza. É uma constância e um aporte de luz incríveis. O sabugueiro emana uma energia profundamente feminina, nutridora, maternal, como se fosse uma Grande Avó carinhosa e sábia, que nos ampara incondicionalmente. A essência da flor do sabugueiro é revigorante, estimula a recuperação da alegria, da energia e da resiliência, é um descongestionante emocional e ajuda na recuperação da força interior.
Como obter esta medicina vibracional do sabugueiro sem fazer a essência floral?
As essências florais foram criadas para facilitar este acesso à vibração da flor, mas qualquer pessoa pode aceder a esta vibração.
Para todo o lado que vás, é fácil encontrar um sabugueiro.
Eles estão floridos em maio e junho, o perfume é inebriante e são muito fáceis de identificar.
Mas o ser humano perde-se em lógicas, racionalidades, desconexão, aceleração e perde esta ligação inata com a natureza ...mas tudo pode mudar num momento, basta que assim desejes.
Como entrar nesta ligação com o sabugueiro e receber a sua medicina vibracional?
Passeia na natureza e procura um sabugueiro - centra-te no desejo de entrar em ligação com a natureza profundamente.
Sustém o centramento no coração, deixa-te afundar no sentimento de amor pela natureza simplesmente.
Fica junto a um sabugueiro, observa-o, sente o perfume, observa as folhas, o abanar das folhas, a folhagem da copa.
Mantém a intenção da conexão. Imagina que estás junto a um ancião amoroso, que te apoia. Consegues relaxar e deixar-te afundar neste sentimento? Deixa os pensamentos para lá. Deixa-te ficar nesse momento... O teu coração vai abrir muito mais e a partir desse ponto vai ser muito mais fácil ligares-te com o teu coração ao sabugueiro.
Pede autorização para retirar algumas flores, e sente profundamente todo o aporte vibracional, transmitido pela árvore.
As flores são muito perfumadas e mantê-las perto de ti num jarro com água vai favorecer a religação com esta medicina, durante dias. Podes também secá-las elas vão durar muito muito tempo.
Experimenta e mergulha nesta experiência e conta como foi.
Podes também estar interessado em:
» Sessão de Terapia Floral. - as essências florais são um sistema de cura gentil, suave e holístico, promovendo mais cura emocional na tua vida
» Cria o teu frasco de formulação - escolhe até um máximo de 7 essências Bach, eu preparo e envio-te
Também poderás gostar de:
Conheces alguém que possa beneficiar desta informação?
Partilha com alguém que sentes que precisa libertar-se da autocrítica.
Muitas bênçãos e muitas flores.
Mena Magarreiro
Comments